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Email marketing de sucesso

Um dos canais de online marketing mais lucrativos,
analisado sob uma lupa

O que é email marketing:

Email Marketing é uma forma moderna de marketing direto. Emails marketing são enviados a clientes com a finalidade de informar ou vender, aumentando o volume de vendas e a fidelização dos clientes.

Em comparação com o marketing de massa clássico, o marketing direto alcança uma maior orientação e direcionamento de clientes, já que os contatos podem ser facilmente classificados em grupos de público-alvo (p.ex.: gênero, idade, comportamento de compras).

O que rege é o seguinte princípio: quanto mais dados e maior conhecimento de seus contatos de clientes, maior a precisão da comunicação e segmentação de público-alvo e clientes individuais. A correta comunicação e discurso adequado são decisivos no Marketing Direto. Um jovem de 14 anos dificilmente vai se interessar, por exemplo, pos sapatos pink de salto alto e, sim, por chuteiras tamanho 39.

Email marketing é um importante canal de vendas e, não somente para chamar a atenção para os produtos, como também para efetivar vendas e reativar clientes antigos.

Vantagens do email marketing:

Email marketing é a forma digial de Marketing Direto. O envio de cartas ou o contato por telefone pertencem também ao chamado marketing direto, porém são formas consideravelmente caras.
Como comparação: o envio de cartas de informação custa, dependendo do peso, de 36 – 101 centavos. Um email enviado custa 0,03 – 0,5 centavos. A diferença de preços é imensa! (Fonte: Newsletter2Go ). Ou seja, email marketing é realmente mais barato do que o envio por correio.

Outra vantagem é o monitoramento do desempenho e sucesso. O email marketing permite medir exatamente quantos contatos de newsletter abriram o mailing, onde eles clicaram e o que foi comprado. Já com um Mailing offline, o monitoramento não é preciso e, somente é possível por meio de caríssimas pesquisas.

E mais, o  email marketing é escalável, o que quer dizer que você pode, sem problemas, implementar rapidamente uma campanha e enviá-la a milhões de clientes. O envio acontece em apenas alguns minutos. Enquanto um envio por correio, somente para ser impresso, já leva muito mais tempo. Aproveitando todo o potencial de marketing,  um mailing online traz a vantagem de se poder reagir rapidamente a diferentes acontecimentos.

Além disso, um email pode ser completamente personalizado. Com um fornecedor de email marketing profissional, a personalização pode ser configurada e automatizada. No geral, conteúdos personalizados e comunicação individualizada possuem maior potencial do que um texto e direcionamento gerais.

Enquanto uma carta clássica pode ser recebida, aberta e lida apenas de casa, um email tem muito mais possibilidades, podendo ser lido de qualquer lugar, precisando apenas de uma conexão com a internet.

E-Mail Marketing contra Postbrief

Conclusão: email marketing é mais eficiente, mais ágil, monitorável e portátil do que a comunicação tradicional por cartas. Em um email marketing é possível, inclusive, integrar links para produtos e website. A única coisa que falta no meio digital é a sensação do tato.

Pré-requisitos do email marketing

Pré-requisito básico para o sucesso de um email marketing: uma lista de endereços de email bem cuidada e atualizada. Uma lista bem cuidada significa endereços de email conseguidos por meios legais (inscrições em newsletter Double-Opt-In) e uma lista de email frequentemente contactada, a ponto de endereços inativos poderem ser selecionados e apagados (Saiba mais sobre gerenciamento de bounce).

Exemplo de importe de endereços de email

Construindo uma lista de endereços:

Um assunto é muito importante para quem está começando na área de email marketing: como construir uma lista de contatos de email sustentável. Existem diferentes soluções:

  • Integração de um „Formulário de inscrição de newsletter“ em seu website.  (A Newsletter2Go oferece um Gerador de Formulário gratuito)
  • Promoção de sua newsletter grátis no processo de vendas
  • Fazer jogos e competições para gerar endereços (em seu site ou fanpage do facebook)
  • A compra de endereços não é necessariamente recomendável, já que os emails comprados podem não representar um público interessado em seus produtos. Nesse caso, a compra de endereços de email deve ser feita com um fornecedor confiável.

Finalidades do email marketing

Com email marketing, clientes já cadastrados e interessados podem ser diretamente contactados: promova, por exemplo, um novo produto ou uma promoção em curso. Por meio do envio dos chamados lifecycle mailings, a publicidade focada em clientes antigos pode ser mais eficiente.

O envio de emails em massa para todos os contatos não ocorre e, sim, o envio de emails individualizados, baseados em atributos específicos (última compra, última intereação com a marca ou produtos).

Assim, você tem a certeza de que seus emails irão ser entregues aos clientes certos, com o conteúdo apropriado e no momento ideal, aumentando a relevância e a probabilidade de compras. Com o software de email marketing da Newsletter2Go, o email marketing lifecycle e trigger são facilmente configurados e enviados.

E-Mail Marketing - Newsletters Lifecycle

Mas o email marketing não serve apenas para e-commerce e varejistas. Serve também para associações poderem, por exemplo, contactar membros e mantê-los informados sobre status mais atual e novidades. Para Apps Online, por exemplo, o envio de emails também é um elemento fundamental: dados de login, essenciais para a utilização de um software online, podem ser enviados fácil e imediatamente.

As 10 regras básicas do email marketing:

1. Atenção a altas taxas de entrega:

Utilize um software de email marketing certificado (como o da Newsletter2Go) para que seus emails não acabem na caixa de suspeita de spam e sim diretamente na caixa de entrada de seus clientes. Isso aumenta a força de sua taxa de entregabilidade. Os certificados da Certified Senders Alliance Return Path têm essa função e a Newsletter2Go é parceira certificada de ambos. De qualquer forma, recomenda-se o envio de emails de um servidor próprio.

2. Otimização do campo de remetente:

O campo de remetente, composto de nome de remetente e assunto, é o argumento de venda para que seu contato abra o email. É preciso chamar a atenção de seus clientes com palavras criativas ou incomuns para que a abertura do email aconteça. Utilize, também, os testes de mailing A/B para otimizar mais ainda a taxa de aberturas. Esse recurso pode ser usado gratuitamente com o software de email marketing da Newsletter2Go.

Enviar newsletter - Teste A/B

3. O momento certo:

Observe se seus contatos de email são seus consumidores finais (B2C) ou outras empresas fornecedoras (B2B). De regra, o momento certo para o certo para o envio (quando seus contatos estão online) são: B2B de segunda a sexta pela manhã, B2C de segunda a domingo, pela manhã ou à noite. Teste o envio de mailing em momentos diferentes e compare você mesmo a taxa de aberturas de sua campanha de email marketing.

4. Largura da newsletter:

Verifique as diretrizes de design no momento de criação de sua newsletter. A largura não deve ultrapassar 600 pixels.

5. Above the fold:

Conteúdos importantes devem estar o mais alto possível no layout de sua newsletter, para que esse conteúdo possa ser visualizado sem necessidade de rolagem vertical de página com mouse.

6. Exibição correta:

Atente-se para a correta exibição do design de sua newsletter nos diversos clientes de email existentes. Com a Newsletter2Go, você testa sua newsletter em mais de 30 clientes de email, garantindo que a newsletter possa ser visualizada corretamente de qualquer dispositivo. Além do mais, oferecemos mais de 50 templates gratuitos de newsletter para utilização.

7. Conteúdo interessante e atraente:

Trabalhe com imagens atraentes e cores de botões que se destacam para incentivar os clientes a clicarem.

8. Newsletter otimizada para mobile:

Já que mais de 50% das newsletters são abertas em dispositivos móveis, é preciso utilizar um  design responsivo de newsletterEsse tipo de design possibilita uma melhor leitura em smartphones e tablets.

Templates de newsletter com design responsivo

9. Lifecycle Mailings:

Com o lifecycle mailing, você envia o email correto, no momento correto e ao cliente correto, de acordo com o ciclo de vida dos clientes. E de forma totalmente automática. Isso aumenta a satifação dos clientes e seu lucro. Essa funcionalidade não pode faltar em seu email marketing. Com o software da Newsletter2Go, configurar uma campanha lifecycle é super fácil.

10. Testar, analisar e otimizar:

Após cada envio de campanha de newsletter com a Newsletter2Go, os principais indicadores de análise são disponibilizados automaticamente. O relatórios são gerados em tempo real. Com a ajuda destes relatórios, você pode medir e otimizar sua campanha de email marketing.

Funil de vendas de email marketing:

Taxa de entregabilidade: utilize um software de email marketing certificado. Isso aumenta consideravelmente a taxa de entregabilidade. Fornecedores alemães com certificação CSA são altamente recomendáveis.
Assim, é possível alcançar uma alta taxa de entrega em endereços de email alemães (gmx.de, hotmail.de). Leia mais na dica 1.

Taxa de aberturas: otimize os campos de remetente e assunto do email. O momento de envio também é responsável por uma melhor performance. Leia as dicas 2 e 3.

Taxa de cliques: atenção especial a conteúdos e exibição atraentes. Saiba mais nas dicas 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Taxa de conversão: não perca de vista sua taxa de conversão. Em princípio, no entanto, essa taxa pode ser fortemente influenciada por sua loja online e respectivas landingpages.

E-Mail Marketing -Relatórios e Análises

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